Joinville celebra 30 anos de Vigilância Sanitária com Seminário de capacitação e troca de informações

  • Foto: Divulgação -

O objetivo do evento é capacitar empreendedores, profissionais e estudantes que impactam na saúde da população

Até sexta-feira (4/8), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza o 2º Seminário de Vigilância Sanitária.

O objetivo é capacitar empreendedores, profissionais e estudantes que atuam em áreas que impactam diretamente na saúde da população, sobre as atribuições da Vigilância Sanitária, no município, bem como esclarecer dúvidas e promover a troca de experiências.

“Neste ano a Vigilância Sanitária de Joinville completa 30 anos, e aproveitamos esse evento para divulgar os nossos serviços de forma educativa, mostrando que não temos apenas a atribuição de fiscalização punitiva”, explica Alisson Domingos, gerente da Unidade de Vigilância Sanitária da SES.

O evento teve início nesta segunda-feira (31/7), com a palestra sobre legislação aplicada às atividades de drogaria e diretrizes das fiscalizações sanitárias. A programação trouxe, também, mesa-redonda acerca dos regulatórios das redes de drogarias referente ao Sistema de Informação Estadual de Risco e Benefício Potencial.

Os temas despertaram o interesse de José Arlen da Silva, que atua como auxiliar regulatório em Joinville. Para ele, o evento representa a oportunidade de aprimorar os conhecimentos sobre questões de legislação sanitária.

“No Seminário, a gente acaba conseguindo ter mais informações sobre vários assuntos. Hoje será tratada a questão do SIERBP que gera muitas dúvidas. Um dos meus maiores interesses é conhecer esse fluxo”, afirma.

De acordo com José Arlen, o evento também é uma forma de o poder público e a iniciativa privada compreenderem, de forma mútua, as suas formas de trabalho: “O Seminário dá essa abertura, já que muitas vezes a gente não entende como funciona. É uma iniciativa importante porque acabo conseguindo ver, de outro ângulo, as informações e fluxos dos trabalhos nossos e os deles”.

Vagas ainda disponíveis

Os interessados em participar da programação ainda podem se inscrever gratuitamente pelo site da Prefeitura de Joinville, no link bit.ly/seminariovigilancia. Os interessados poderão participar de um ou mais dias da programação, sendo que, para cada data deverá ser preenchido o respectivo formulário de inscrição.

Podem participar do Seminário indústrias e atacadistas de cosméticos e saneantes; químicos e farmacêuticos; estabelecimentos comerciais como açougues e peixarias; profissionais e estudantes de medicina veterinária e interessados em obter conhecimento prévio para realizar atividades voltadas ao comércio de origem animal; médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais atuantes em laboratórios, clínicas, hospitais e estabelecimentos da área da saúde; bem como, demais interessados em regularizar suas atividades.

O 2º Seminário de Vigilância Sanitária acontece no Centro Universitário Católica SC em Joinville (rua Visconde de Taunay, 427 – Centro – sala H20).

Programação da semana

Terça-feira (1º/8), das 8h30 às 12h
Palestra Biossegurança e Centrais de Esterilização – CME

Quarta-feira (2/8), das 13h30 às 17h.
Biossegurança e Boas práticas de manipulação em Alimentos
Legislação sanitária aplicada às atividades voltadas ao comércio de origem animal Principais infrações sanitárias encontradas no comércio de produtos de origem animal

Quinta-feira (3/8), das 8h30 às 12h
Diferença de cosméticos e saneantes
Regularização e Controle Sanitário de Cosméticos e Saneantes Domissanitários Legislação sanitária, aplicada às atividades de Indústria e Comércio de Cosméticos e Saneantes Domissanitários
Registro e acompanhamento de produtos, pós mercado

Sexta-feira (4/8), das 8h às 12h
Ação educativa alusiva ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado em 5 de agosto. O evento será exclusivo para os servidores municipais que trabalham no Centro de Atendimento ao Cidadão.

Trecho da rua Benjamin Constant fica interditado para obras de drenagem Anterior

Trecho da rua Benjamin Constant fica interditado para obras de drenagem

Sessão da Saudade: Academia Joinvilense de Letras honra Irmã Clea, patrono da literatura Próximo

Sessão da Saudade: Academia Joinvilense de Letras honra Irmã Clea, patrono da literatura

Deixe seu comentário